domingo, 29 de novembro de 2009

EROSÃO

Finalidade: As actividades que se seguem irão demonstrar aos alunos os diferentes tipos de erosão. Essas actividades pretendem elevar a consciência dos alunos a ponto de eles poderem tomar decisões inteligentes sobre um aproveitamento da terra.

Objectivos: Os alunos serão capazes de:
i. Identificar os diferentes tipos de erosão.
ii. Descrever o efeito do vento sobre a terra.
iii. Explicar como a água afecta as formas da terra.

Recursos/Materiais:
Jornais antigos
Areia seca em jarros com tampa
Colher de sopa
Água, papel e lápis

Actividades e Procedimentos: Leve a cabo as seguintes actividades para ilustrar o seguinte:

i. Dunas de Areia:
Como é que as dunas de areia se formam? Coloque areia num montinho e sopre devagarinho a partir de um lado. Observe o que acontece. O que acontece quando soprar a areia? Pode todo o montinho de areia mover-se se for soprado durante tempo suficiente?
ii. Depósitos Soprados pelo Vento:
Recolha o seguinte: jornal, areia seca num jarro com tampa, tampa de caixa, colher, água, papel e lápis. Coloque o jarro com tampa no centro do papel. Remova a tampa do jarro e coloque-a próximo do centro. Sopre devagarinho a areia, aumente a força da sua respiração até que a areia seja atirada do jarro. Continue a soprar durante 5 a 10 segundos. Examine o material no papel, esfregando o seu dedo por cima do papel. Faça o mesmo com o material encalhado na tampa do jarro. Qual é a mais fina? Porquê?
iii. Erosão do Peso da Água:
Como é que o peso da água afecta a terra? Encontre um lugar com terra seca. Despeje um copo cheio de água sobre a terra seca. Repita sobre o mesmo lugar, mas desta feita levante o copo a uma distância muito maior. Observe como a terra mudou em relação a quando despejou o seu primeiro copo de água. Como é que mudou em relação a quando despejou o seu segundo copo de água a uma distância maior? Pode relacionar isso a mudanças causadas pela carga da água em vários lugares em volta da terra?
iv. Declives:
Porque é que terras altas e montanhosas que parecem ser muito sólidas em tempo seco desenvolvem declives depois de chuvas prolongadas? Construa um castelo de areia. Depois de estar firme, deite alguma quantidade de água sobre ele. Deite água devagar e gentilmente. Continue a deitar água até que a areia não possa absorver mais água. O que aconteceu primeiro? O que aconteceu no fim? Como pode comparar isso com a queda da chuva e as montanhas?

Atar tudo junto: O processo natural da erosão opera-se lenta, mas seguramente. Em centenas de milhares de anos, a erosão pode carcomer uma montanha até que esteja ao mesmo nível que o plano. Quanto mais informações os alunos poderem ter sobre as causas e a prevenção da erosão, mais podem contribuir para melhor utilização da terra, evitando a sua destruição e/ou má utilização.

Avaliação: O professor deve colocar e discutir com as cianças as seguintes questões:

i. O que entendem pelo termo "erosão"?
ii. O que causa a maior erosão no seu meio ambiente?
iii. O que deve ser feito na sua localidade para reduzir a erosão?

Sugestões/Modificações:
Os alunos podem seguir a história de algumas formações de terra famosas e descrever o papel da erosão na criação dessas formações.

Os alunos podem criar um manual de "alerta contra erosão" para informar os outros sobre os perigos da erosão.

Os alunos podem criar um projecto de ciência demonstrando os efeitos da erosão.


Autor(es): Dorothy Stetsko, West Park Elementary Fresno, CA.

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